BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vou Ser Xingado, mas Dane-se

                                       O "entope-veias" Triple Bypass Burger. Vai?


Nos EUA existe uma rede de fast food chamada Heart Attack Grill cuja idéia é bem clara: coma aqui por sua própria conta e risco.

Isso porque, defendem os donos, a lanchonete vende os lanches mais gordurosos e nutricionalmente incorretos do mundo. Com a diferença que você está sendo informado das verdadeiras bombas calóricas e colesteróicas que está consumindo.

O lugar apela pro humor, lógico. As garçonetes vestem-se de enfermeiras, o espaço lembra uma UTI e o seu "Big Mac" chama-se Quadruple Bypass Burger  (hambúrguer ponte de safena quádrupla).

Não curto fast food. Como eventualmente, mas por um momento esqueça o que você entende por refeição ideal e pense sobre o que você considera uma sociedade ideal.

Fast foods são um dos primeiros alvos do ataque dos politicamente corretos, tanto quando são críticos de um certo american way of life, quanto quando criticam a avalanche de refeições nada saudáveis.

Usam essa cultura fast food para angrossar o caldo dos ataques ao que entendem ser uma degeneração da sociedade e demais bla-bla-blás já antes ouvidos em qualquer DCE Brasil afora.

Só que eu quero chamar a atenção para um detalhe positivo nesse episódio. Um detalhe que celebro e continuarei celebrando ab aeterno, que é a possibilidade de vivermos numa sociedade onde somos livres para fazer com a nossa vida o que quisermos, mesmo que isso signifique nos entupir de porcaria até ter um infarto!

Estou dizendo que é bom comer porcarias? Você é inteligente, claro que não acho bom. Mas acho muito pior que haja um governo que dite o que devemos ou não colocar pra dentro do nosso próprio corpo. Isso invade a nossa mais pura liberdade pessoal.

No século  XXI, temos diariamente uma enxurrada de informações sobre o que quisermos. Mesmo nos piores programas nas tardes das TVs abertas vemos Sonia Abrão, a qualquer momento, dizendo que fumar faz mal pra saúde e que usar drogas ou comer muita gordura é algo nada a conselhável. Qualquer criança hoje tem perfeita idéia que cigarro, bebida em excesso e a maioria das drogas ilícitas trazem problemas pra sua saúde. Problemas irreversíveis, inclusive.

Ou seja, não é preciso ir a uma biblioteca ou participar de sociedades secretas para ter acessoa esse tipo de alerta. Eu, você e a maioria absoluta das pessoas com quem você se relaciona pessoalmente, ou profissionalmente, das mais diversas camadas da sociedade hoje sabem que a tríade drogas-álcool-gordura é uma combinação muito negativa se houver exageros.

Se houver exageros sim, meu caro, ou pensa que eu não sei que, de vez em quando, você come uma picanha, bebe uma cervejinha ou mesmo já experimentou alguma substância ilícita?

Agora veja só:  por que não há contrabando, ou mercado negro de pães, queijo, mostarda, maionese, bacon e presunto? Simples, porque não precisa, são produtos legalmente produzidos e comercializados. Seu excesso detona a gente, mas são livres.

Ah, não podemos comparar?

Tá bom, então por que é que não há contrabando de bebidas alcóolicas?

Simples, porque a sua produção, comercialização e consumo são liberados.
As pessoas bebem porque gostam de beber. Tem quem é alcoólatra, o que é lamentável, mas não é porque bebida existe, mas porque há exageros. E quem exagera não é quem produz, mas quem consome. Você pode se dar ao luxo de exagerar em tudo, porém, arque com as consequências. É o preço que se paga numa sociedade que respeita as liberdades individuais.

Pra mim uma coisa é clara: as pessoas não vão parar de ingerir drogas e beber álcool. Por quê? Porque elas GOSTAM! Ninguém é forçado a começar a usar drogas ou a beber cerveja. Ok, pode haver algum caso isolado, mas a imensa maioria não.
A tal guerra contra as drogas é uma guerra perdida, rios de dinheiro jogados fora, indiretamente fomenta o tráfico, que lucra e mata - inclusive quem não usa drogas.

Ninguém é obrigado a usar nenhum tipo de substância ilícita, bebida alcoólica ou comer porcaria.

Mas se o sujeito quiser se estragar, dane-se ele!

2 comentários:

Mecenas Sampaio disse...

Contrabando de bebidas existe sim.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1332410-5598,00-PF+PRENDE+OITO+SUSPEITOS+DE+CONTRABANDO+DE+BEBIDA+EM+SC.html

Paraguaçú Schneidermann disse...

Ah, mas nem se compara. Se procurar acha até contrabando de chupeta.