BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

De onde tiraram que a arte tem que ser política?

Seguido tem um maluco que faz meia dúzia de versos óbvios falando sobre como a elite é malvada ou então diz isso em metáforas pobres e todo mundo aplaude pra caralho, dizendo que a função do artista é essa mesmo.

É? De onde?
De onde tiraram que o artista ou o jogador de futebol é obrigado a fazer política e não arte ou jogo de futebol? Aliás, de onde tiraram que a opinião do artista e do jogador de futebol sobre política, sociedade ou economia deve ter o destaque que tem? Desde quando a opinião do artista e do jogador de futebol pode legitimar a posição política do leigo?

Não, não quero censurar ninguém. Tudo bem o Caetano falar que vai votar na Marina Silva e o Chico Buarque defender assassinos Sandinistas. Tudo bem um rapper qualquer fazer uma música reclamando do fato de que matou, roubou e está preso.

Algumas obras de arte que também são políticas figuram entre minhas favoritas (Guernica, por exemplo), inclusive pelo aspecto político, mas todas foram feitos por artistas que eram artistas antes de tudo.

Guarde-se as devidas proporções e lembremo-nos que nenhum artista é menos artista por fazer música, livro, quadro ou história em quadrinho que não critique a elitchy ou qualquer porra dessas. Um artista não tem a obrigação de ficar protestando pelos cantos. Lembro quando um maluco criticou o Érico Verissimo por não ter batido mais de frente contra a ditadura. Por que ele deveria seguir o padrão de todos os outros na sua arte?

.

0 comentários: