BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Futebol ... de novo

Sou gremista. E como tal, evidentemente, quero que meu time sempre ganhe e dou aquela secada básica no rival Internacional. Sempre que o Inter ganha um jogo ou um título - e ultimamente isso não é algo incomum - ao invés de ficar puto da cara e tendo atitudes insanas, lembro-me de queridos amigos meus que são colorados e acabo por fim ficando feliz por eles. Porque se meus amigos estão felizes, eu fico feliz. E afinal, a força do time rival de uma certa forma é muito positivo para o seu oponente, e vice-versa.

Isso porque colorados e gremistas não são inimigos, mas rivais! Rivalidade no esporte, que é um passatempo, uma brincadeira, é um troço sadio. Rende piadas, cervejas e bate-papo.

Só que o que vem acontecendo em São Paulo entre os torcedores do Palmeiras e São Paulo é algo que extrapolou o socialmente aceitável há tempos. A coisa virou guerra! Há mortes, pancadaria e manifestações que me lembram fanáticos muçulmanos do Irã quando morreu o aiatolá Ruhollah Musavi Khomeini. Com auto-flagelos, armas para o alto e frases de ódio aos EUA (sei lá por que razão).

Os torcedores de São Paulo e Palmeiras não são rivais, são inimigos. Hoje em dia passar com o fardamento do seu time em São Paulo é provavelmente um passaporte para o terror. Ao melhor estilo Irlanda Católica x Irlanda Protestante, onde os pais tiveram que levar seus filhos para o colégio para que parassem de ser apedrejados, hoje o mais seguro é assistir o jogo através de pay-per-view. A TV à cabo agradece. E os hospitais também, pois a superlotação já é uma realidade tendo ou não clássico.

Quando o Inter ganhou o Mundial em 2006, depois daquele meu minuto de raiva, mandei torpedos para todos os meus amigos colorados dando os parabéns, pois o Inter ganhou do Barcelona, indiscutivelmente, por mais que eu queira espernear, com muita força e qualidade. Mereceram e felicito-os por isso.

Infelizmente ainda muita gente não saberia ter a grandeza de achar do caralho que Porto Alegre seja uma das únicas cidades no mundo com dois campeões mundiais. Nem a cidade de São Paulo tem isso. Nem o Rio de Janeiro.

Espero que por muito tempo ainda possamos ver amigos após um grena- pintar as ruas da cidade com as cores mais emocionantes do sul do país sem briga e sem atos de vandalismo!



That's it!

0 comentários: