BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 30 de outubro de 2011

Histeria Antiamericana de novo...



Você tem o direito de não gostar de Halloween. Tem o direito, inclusive, de fazer campanha para que não haja Halloween. Mas nesse último caso, essa sua atitude dá pra mim o direito de achar você um babaca.

Primeiro porque a alegação principal dos histéricos anti-halloween é a tal "americanização da nossa cultura tirando nossa identidade cultural". E isso é de uma estupidez invejável. Entenda que não existe país no mundo que celebre somente aspectos exclusivamente domésticos. Todo conjunto cultural de qualquer lugar sofreu, sofre e sofrerá influência externa.

E não há problema nenhum nisso, muito pelo contrário, o intercâmbio dessas culturas é saudável, interessante e, no mínimo, divertido. Ou você acha que o carnaval originou-se num barracão na Mangueira? Ou que o Papai Noel usa aquelas roupas de inverno em pleno escaldante dezembro tropical porque ele é sádico?

Devagar com o andor, queridos, pois isso já está ficando ridículo. O movimento anti-halloween nada mais é do que o velho antiamericanismo bobalhão com outro nome. Tenho certeza que se essa naba tivesse sido iniciada em Cuba tava cheio de universitários de sandálias vestidos de fantasma desde a década de 60 batendo em nossas portas gritando "TRUCO O TRATO?".

E o mais engraçado disso tudo, é que os caras começaram uma campanha no Facebook contra a americanização da cultura brasileira sugerindo que, ao invés de celebrar Halloween, celebre-se o tal Dia do Saci. Ou seja, na cabeça desses parvos, uma celebração cultural inocente é instituída goela abaixo.

Além do mais, se querem fazer algo contra o que consideram ser essa "maldita invasão ianque", comecem saindo do Facebook, ora, bolas!

2 comentários:

del Cueto disse...

Caro gurú dos sabidos.

Cagar pro Halloween nào tem nada a ver com nào gostar dos gringos (ainda que eles sejam uns chatos) mas sim com o fato da festa ser profundamente babaca.
Digo isso com conhecimento de causa, já que quando morava por lá participei de várias delas.

BAZAMBA!!!

Paraguaçú Schneidermann disse...

Eu tb particularmente não gosto de Halloween.