BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Devagar com o andor!

Semana passada a Globo.com noticiou que na década de 40 um grupo de cientistas norte americanos teria feito uma série de experimentos médicos com guatemaltecos sendo usados como "cobaias humanas", o que acabou resultando em morte e doenças dentro grupo de pessoas.

Pronto, foi o que bastou para pipocarem mensagens de ódio a quem? Óbvio, aos EUA.

Vamos fazer um pequeno exercício? Pegue qualquer livro, revista ou site que traga informações sobre o que os nazistas fizeram na Segunda Guerra. Seja experimentos doentes, seja qualquer absurdo perpetrado por eles, jamais você lerá que quem fez tal coisa foram os alemães. É perfeitamente - e corretamente -  identificado que os autores dessas barbaridades foram os nazistas a mando de Hitler, e não a Alemanha!

Então por que quando um grupo de cientistas americanos malucos fazem experimentos absurdos, quem leva a culpa é uma nação inteira? Por que ao invés de haver uma correta identificação de um pequeno grupo que cometeu um erro, a crítica fácil não hesita em dizer que os "EUA mantiveram experimentos com cobaias humanas nos anos 40"?

Queridos, isso é antiamericanismo! E nada mais irracional do que concluir que um país é culpado de alguma coisa real ao invés de fazer um pouco mais de esforço e ver que há grupos de pessoas com pensamentos diferentes em qualquer lugar.

Essa crítica-eco, ou seja, a crítica que sai quase que automaticamente como um meme impensado é a coisa mais fácil que existe. E todo mundo, um dia, já caiu nessa armadilha. Um outro alvo preferido desses críticos de botequim é a rede Globo. Tem programa ruim na Globo? Claro que tem! Mas tem muito mais nas outras, e acho que é uma loucura que se critique a Globo dessa maneira amplificada e exagerada quando se tem uma Rede Record, por exemplo, que além de copiar descaradamente a grade da rival, dedica seu editorial claramente a atacá-la, sem contar que o canal ainda serve como via de propagação daquela igreja deles, que vende desde água benta a perdão dos pecados. E o mais engraçado disso tudo, é que o movimento da igreja do Edir Macedo é proveniente, mesmo que distante, do protestantismo, que foi resultante de uma reforma no século XVI justamente porque a Igreja Católica, entre outras coisas, vendia perdão de pecados.

Então devagar com o andor! Saibamos identificar os alvos das nossas críticas para que elas sejam mais justas e menos idiotas.

0 comentários: