BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 27 de agosto de 2011

Mancada, Ipanema, Mancada

Semana passada uma rádio aqui do RS, especificamente de Porto Alegre, chamada Ipanema FM resolveu, sabe-se lá por que, dar um "golpe de marketing". Durante 20 horas trocaram radicalmente o perfil de ser uma rádio de música fora do mainstream (normalmente você sintoniza na Ipanema e ouve um Led Zeppelin, um Zappa, ou mesmo um Peter Tosh) para uma seleção que ia de Luan Santana a Wando. Tudo isso intercalado por uma efeêmica voz que dizia SUCESSO, ou SÓ AS CONFIRMADAS!

Confesso que no passado eu ouvia mais a Ipanema. Pro meu gosto começaram a tocar reggae e rap demais. Especialmente rap nacional, que eu acho uma merda. Se a Ipanema resolvesse tocar só gospel, pra mim não faria diferença nenhuma, uma vez que quando eu quero ouvir música coloco meus próprios CDs no carro ou em casa.  Mas duas coisas me deixaram inquieto com essa atitude. A primeira foi a total falta de fundamento. Fosse uma brincadeira de uma hora ou duas no Dia do Rock, por exemplo, acredito que entenderia. Mas 20 horas? Evidentemente os ouvintes da rádio, que são em sua grande maioria inconformados com o tipo de som que se toca nas rádios FM mais tradicionais, floodaram blogs de música, twitter e Facebook com frases de indignação. O meme rápido do dia foi que a BAND São Paulo (dona da rádio) - como uma entidade maligna - iria descaracterizar o seu perfil alternativo de 27 anos para transformá-la em uma rádio FM comum. Claro que aquele roqueiro mais tradicional ficou indignado.

A outra coisa que me incomodou foi o caráter absolutamente preconceituoso da atitude em si. Fosse somente o troço e depois um pedido de desculpas pela brincadeira, ok, mas houve um discurso sectário e preconceituoso contra todos os outros estilos musicais tocados nas outras FMs. Coisa do tipo: "nós somos melhores do que eles". "Eles não vão nos vencer."

Coisa mais trouxa! E vejam, ninguém é mais radical pra ouvir música do que eu, mas também, jamais vocês encontrarão cara mais respeitador e defensor do direito das pessoas de ouvirem ou tocarem o que quiserem.

Achei a atitude da Ipanema antipática, de mau gosto e preconceituosa.

Sem contar de uma total falta propósito.

0 comentários: