BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Defuntos do Asfalto

Vereadores de Canoas, a exemplo de Porto Alegre, querem aumentar seus vencimentos. Os caras já ganham uns 10 mil por mês pra não fazerem nada, vamos combinar. A não ser que alguém ache que seja trabalho dar nome de defunto pra ruas, ao invés de tapar seus buracos.

Aliás, quando foi que tornou-se regra que falecidos tenham seus nomes dados a ruas? Antigamente passávamos pela "rua do Poço", "Alameda da Igreja", "Beco das Garças", era mais poético e tinha um toque de História dentro dessas denominações. Hoje a impressão que você tem é de estar passando num corredor de cemitério.

É a sacramentação do puxa-saquismo político, que faz com que, pra agradar família A ou B, ruas são batizadas com os nomes de figuras "ilustres" de um determinado local. Não sei quantas ruas Canoas tem, mas certamente é muito menos do que o número de gente falecida que tenha tido alguma importância que justifique a homenagem. E se os homenageados em questão foram políticos, aí sim que nao têm importância nenhuma.

Vamos combinar, político é o servidor público (se é que assim pode-se denominar) mais inútil que se tem notícia. No caso de ser um vereador, comparece 3 ou 4 dias na semana, tem uma porrada de benefícios, e não trabalha.

Agora, com licença, pois eu trabalho de verdade.


sábado, 27 de agosto de 2011

Mancada, Ipanema, Mancada

Semana passada uma rádio aqui do RS, especificamente de Porto Alegre, chamada Ipanema FM resolveu, sabe-se lá por que, dar um "golpe de marketing". Durante 20 horas trocaram radicalmente o perfil de ser uma rádio de música fora do mainstream (normalmente você sintoniza na Ipanema e ouve um Led Zeppelin, um Zappa, ou mesmo um Peter Tosh) para uma seleção que ia de Luan Santana a Wando. Tudo isso intercalado por uma efeêmica voz que dizia SUCESSO, ou SÓ AS CONFIRMADAS!

Confesso que no passado eu ouvia mais a Ipanema. Pro meu gosto começaram a tocar reggae e rap demais. Especialmente rap nacional, que eu acho uma merda. Se a Ipanema resolvesse tocar só gospel, pra mim não faria diferença nenhuma, uma vez que quando eu quero ouvir música coloco meus próprios CDs no carro ou em casa.  Mas duas coisas me deixaram inquieto com essa atitude. A primeira foi a total falta de fundamento. Fosse uma brincadeira de uma hora ou duas no Dia do Rock, por exemplo, acredito que entenderia. Mas 20 horas? Evidentemente os ouvintes da rádio, que são em sua grande maioria inconformados com o tipo de som que se toca nas rádios FM mais tradicionais, floodaram blogs de música, twitter e Facebook com frases de indignação. O meme rápido do dia foi que a BAND São Paulo (dona da rádio) - como uma entidade maligna - iria descaracterizar o seu perfil alternativo de 27 anos para transformá-la em uma rádio FM comum. Claro que aquele roqueiro mais tradicional ficou indignado.

A outra coisa que me incomodou foi o caráter absolutamente preconceituoso da atitude em si. Fosse somente o troço e depois um pedido de desculpas pela brincadeira, ok, mas houve um discurso sectário e preconceituoso contra todos os outros estilos musicais tocados nas outras FMs. Coisa do tipo: "nós somos melhores do que eles". "Eles não vão nos vencer."

Coisa mais trouxa! E vejam, ninguém é mais radical pra ouvir música do que eu, mas também, jamais vocês encontrarão cara mais respeitador e defensor do direito das pessoas de ouvirem ou tocarem o que quiserem.

Achei a atitude da Ipanema antipática, de mau gosto e preconceituosa.

Sem contar de uma total falta propósito.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dois corpos, Dois Copos e Três Destinos (parte 1)

Letícia respirava por aparelhos, mas mesmo assim conseguiu preparar uma noite e tanto para Duarte. Duarte chegara cansado, ombros duros, cavanhaque encharcado, cabelos despenteados, unhas sujas, joelhos esfolados. Tivera, sem dúvida, um dia difícil, no fórum.

A mesa, posta, indicava que Letícia tinha feito algo mais do que urinar nas fraldas naquela noite. Deixara as pimentas de molho, o vinho na adega, a prótese na cama e os vídeos de Hulk Hoogan no pause. Queria uma noite supimpa.

Duarte, percebendo o desenlace que viria a seguir, pôs-se a despir-se e adentrou o box já com um xampu numa mão e o chicote na outra. Era um homem cheio de sonhos.

Do quarto no terceiro andar, Letícia, com óbvia dificuldade de locomoção, passava, com sofreguidão, o pó em seu rosto. Havia desistido do baton, que passara entre gemidos de dor por conta do seu atrofiado tendão do úmero. "Ficou apenas uma corzinha", pensou, "ele adora apenas uma corzinha".

"Orgia! Orgia!",  dizia Duarte ao que passava o sabonete em suas axilas. Ato jamais conseguido até os 15 anos,  quando finalmente conseguiu adestrar seus pequenos braços frutos da Talidomida tomada pela mãe para evitar enjôo. Mãe esta que se matou ao ver aquele semi-focomelo chorando todo ensanguentado. 

Continua em 2012

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Passividade que Assusta

A polícia londrina cometeu um erro e aparentemente deu um tiro num inocente. 

Foi o que bastou para desencadear uma onda de ataques nas ruas jamais vistos antes em UK.  Prédios sendo incendiados, saqueados e carros sendo quebrados. Tipo o que houve em Paris, lembram?

Eu achei estranho, pois a polícia de Londres sequer anda armada. Sim, lá os caras carregam, no máximo, um taser, que é aqueles aparelhos que te dão um choque violento - que não mata - mas te deixa quase mijando nas calças e tremendo na frente dos hômi.

Ai eu fiquei pensando em algumas coisas. Como, por exemplo, o fato de que em Londres, você não precisa pagar para ter uma boa educação, tem atendimento médico gratuito e bom, tem segurança (a ponto de, como disse antes, os guardas não andarem armados), o sistema de transporte público é uma maravilha, metrô e ônibus trabalhando numa simetria absurda! Ou seja, os impostos que você paga são verdadeiramente revertidos em benefícios. Se você pega um táxi, que, ok, não é algo público, o motora SABE aonde e por onde ir.

Quem eu conheço que vive lá, de lá não volta nem fodendo.

Agora pega o Brasil. Impostos estratosféricos e que não voltam em benefício, a não ser pro benefício de uma meia dúzia... Tanto assim o é, que a saúde entrou em colapso, a educação é uma vergonha e a segurança é inexistente.
Frente a isso, o que fariam os ingleses que hoje quebram tudo em Oxford Circus morassem eles em nosso confortável e digno país?

Será que seriam como o brasileiro, que só sai às ruas demonstrando indignação quando o Corinthians, ou Flamengo ou qualquer outro time popular é prejudicado por alguma arbitragem infeliz?

A atitude desses ingleses, embora lastimáveis, não deixa de ser um tapa na nossa cara. Na nossa cara passiva e bunda-mole.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dias de Orgulho

Não vejo por que tanta celeuma na questão do dia do orgulho gay. Eu entendo perfeitamente a motivação desse movimento, embora ache as paradas um tanto caricatas. Pra mim me parece lógico que um dia para celebrar o orgulho gay justifica-se devido ao histórico de uma parcela muito significativa da população que viveu, durante anos, à margem da sociedade. Sofrendo preconceito dentro de casa, no colégio, no trabalho, enfim, na vida. 

Assim como os negros, que também sofreram com o preconceito ao longo da história é compreensível que haja uma data, um dia, uma celebração para resgatar a auto estima dessa galera. Eu sou muito solidário a todos aqueles que trazem em sua estrada uma história de dificuldades devido ao preconceito como um obstáculo. E preconceito é a ignorância em uma das suas mais evidentes manifestações.

Por isso que achei uma idiotice a instituição do dia do orgulho hétero em São Paulo. Por que raios os héteros (categoria a qual me incluo) teriam que ter uma data para resgatar a sua auto estima? Parece birra de criança quando o vizinho ganha um brinquedo e faz beiço! Ora vão fazer beiço pra puta que pariu! Que gente mais otária!

Os caras são tão burros que entendem que o dia do orgulho gay é uma data para celebrar uma condição sexual. Se fosse isso eu acharia uma coisa imbecil. Mas trata-se de um ato para que um grupo mostre-se na sociedade como se dissesse: "hey, não queremos mais viver com vergonha de sermos quem somos porque vocês fazem cara feia! Foda-se a cara feia, também temos o direito de sermos tratados com dignidade e respeito!"

Só isso! 

A intituição do dia do orgulho hétero é um daqueles eventos que me fazem ter muita vergonha dos belos representantes que estão com a caneta na mão...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Siglas que Ninguém Conhece

SOBERBA - sociedade beneficente de rabinos bahianos
AGRURA - Agremiação uruguaia de radialistas
AFUDER - Associação federal de unguentos para dermartite
BURRA - Bureau Unificado de Replicadores de Ritmos Africanos
CANHOTO - Comitê Americano Nonsense de Homens Ornitólogos Trocadores de Ósculo
CADELA. - Comunidade Anônima de Escritores de Livros Apócrifos
AMENDOA - Associação Multidisciplinar de Entendedores de Ornamentos Açorianos
FODA - Fundação Osoriense de Dadaismo Arborígene
CU - Conluio Ultratridimensional
PENIS - Partido Esteiense de Ninfomaníacas Selecionadas
AORTA - Associação Otimizada de Refluxo Traqueostóico Animal
LOMBRIGA - Liga de Obudsmen Brasileiros Iniciados em Grego Amerindio
PROBLEMA - Partido ROndonense de BLenorragia Externa Menos Arritmica
PROBLEMAO - Partido ROndonense de BLenorragia Externa Menos Arritmica de Osório
CONFIA - Comunidade Osoriense de Nanotecnologia para Fins de Imediata Aplicabilidade
MUQUINFO - Manifesto Universal Da QUINta Feira Ovina
RAIO - Ramificação Anônima de Ilustrações Originais
CORNOS - Comunidade Osoriense de Romeiros Não Selvagens
BRONHA - Bureau Rondonense de Homens Anfibios
EXPO REAR - Exposição Regional de Artes Rupestres
COLICA - Comitê Otimizado de Legalistas Iniciadas em Comunicação Aeroespacial
FARINHA - Festividades Anárquicas de Idiossincrasias de Novo Hamburgo Antigo
BOSTA - Bureau de Ostentação Surreal de Teorias Absurdas
VAGINA - Viveiro de Amigas Gozando INtimidades Atípicas
PAU - Projeto Americano de Utilidades

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Estratosfera é o Limite?

Vão construir um edifício em Dubai para rivalizar com a recém erguida Burj Kalifa, de 828 metros de altura. O projeto prevê 1000 metros, o que me faz ter algumas considerações a respeito. Por exemplo, imagina o sujeito, por um motivo ou outro, chegar ao último andar e só então se dar conta que deixou o celular no carro? Ou, ao contrário, quando descer na garagem, perceber que deixou a chave do carango na mesa da sala...
 
E a reunião de condomínio, então? Pelo tamanho do lugar e número de apartamentos cada reunião provocará feriado! Se o Sr Ahmed do primeiro andar esquecer do compromisso, que se dará no apartamento do Sr. Mohamed, do 9004, o fuso horário não permitirá que o condômino chegue ao local referido antes do fim da reunião.
Sem contar as novas desculpas para chegar atrasado ao serviço:

- desculpe, chefe. Mas havia um congestionamento infernal entre o septuagésimo primeiro e o septuagésimo segundo. 

Fico imaginando o sofrimento dos porteiros:

- Bom dia, eu quero ir ao apartamento do senhor Mohamed, por gentileza.
- Pois não, de qual andar?
- do octagésimo quinto.
- Ah, que bom, nesse andar tem só 325 Mohameds, qual o sobrenome?
- Ahmed!
- Puta que pariu...

Agora, qual a necessidade de se construir prédios tão altos? Até a paisagem fica sem graça, pois tudo fica inindentificável a mais de 500 metros do solo: 

- Ahmed 2, peça pro Ahmed 1 ver na sacada se o telepizza já está dobrando a esquina!
- Não dá, mãe! O pai tá usando o Hubble pra ver se é o ar condicionado do 78003 que tá pingando de novo!

Enfim, chegará o dia em que as leis da física impedirão prédios mais altos que esse. Caso contrário cada vez que o morador da cobertura quiser fazer uma festinha terá que pedir que levem as bebidas e as máscaras de oxigênio.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sobre a Competência pra nos Foder e a Incompetência pra nos Ajudar

Esses dias recebi uma multa. Dizia que no dia 18 de julho, segunda-feira, fui flagrado falando ao celular numa via importante aqui de Porto Alegre.
Peguei o calendário e vi que naquele dia e naquele horário eu estava em outra cidade em plena aula numa empresa onde presto serviço.

Eu tenho até final de agosto pra entrar com revisão e o escambau pra, só então ( e após pagar a multa), ver se consigo ter o caso revertido.

Mas não vou fazer isso.
Não sei vocês, mas eu tenho mais o que fazer a ficar indo e vindo pra fórum e ficar dias adubando as ervas da burocracia. Eles que enfiem no rabo meus oitenta e poucos reais.
Ademais, não conheço ninguém que tenha tido sucesso na reversão de multa. O que acontece é apenas um bando de palhaços fazendo gato e sapato para tentar não ser cobrado injustamente e no final das contas fica por essas.

Ou seja, quem reclama da incompetência do poder público é porque nunca foi multado.  Pra isso, pra nos foder, eles mostram uma destreza de primeiro mundo. Agora, quando é para nos ajudar, socorro!
Hoje entrei na Ramiro Barcelos, apenas uma das vias mais importantes da capital gaúcha, para saber, somente uma quadra adiante, que eu não deveria ter entrado lá. Estavam dois agentes de trânsito desviando o fluxo de veículos pra outra rua, causando, óbvio, uma tranqueira do cacete.

Cadê a competência primeiromundista pra colocar uma placa avisando ANTES dos otários entrarem na rua?
Tinha nego quase saltando do carro pra voar no pescoço dos agentes. Um mais exaltado gritava da janela chamando os caras de incompetentes. No que o motorista fechou a janela e entrou na outra rua, um dos agentes pegou uma caderneta, olhou fixamente pra placa do carro e anotou alguma coisa. Nunca saberemos o que ele anotou. Provavelmente o dono do carro, mais tarde, saberá. E talvez o agente nem tenha feito nada fora do comum ou desonesto. Mas com tanta multa maluca que chega diariamente pra muita gente, não é de se desconfiar? Você põe a mão no fogo?

Olha, eu já fui multado e com razão. Que que eu fiz? Limitei-me a pagar sem chiar e reconhecer que fiz caquinha. Porque a gente erra, e aprende com os erros. Mas agora não foi justo. Só que de igual forma, e pelos motivos acima esclarecidos, vou pagar também. É o que nos resta.