BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tem Preconceito Sim Senhor!

Uma das discussões que permeiam entre os fóruns de debate na internet voltados ao ceticismo é o questionamento que alguns fazem quanto a real necessidade de se fazer uma campanha alertando quanto ao preconceito contra os ateus.

Dizem que está-se vendo um exagero, que não é bem assim, etc. 

Pois bem, a Atea, organização independente brasileira que iniciou neste mês aqui em Porto Alegre a divulgação da campanha por meio de outdoors, começou a fazer algo interessante. No seu twitter pôs-se a retuitar mensagens com teor "ateofóbico" se me permitem o neologismo.

E não é pouca coisa. Por exemplo, veja algumas das pérolas retuitadas pela Atea nos últimos dias:

"Que mundo é esses em que as pessoas banalizam a vida e não têm Deus no coração...?" @PatriciaSena

"Essas pessoas que agridem idosos, crianças e pessoas especiais simplesmente não tem Deus no coração" @taayna_s

"este país está virando um caos porque a maioria dos seus governantes não tem Deus no coração. Feliz da nação cujo Deus é o senhor"   @maianihon

"só entra no mundo das drogas quem não tem deus no coração" @heymarini

"Deus que me perdoe, mas eu odeio ateus" @dearthali

"Depois que o Pc Siqueira disse que não acredita em Deus eu comecei a odiar ele" @tamarahelenp

Ou seja, em poucas linhas fui chamado de ladrão, assassino, maníaco e estuprador só porque não comungo da crença da maioria.
E isso é o dia inteiro. Todos os dias. 

Então por mais que você dê de ombros para o assunto, não podemos negar que haja preconceito. E vindo de um meio onde supõe-se haver um nível sócio- cultural um pouco diferenciado. Ou seja, estamos vendo apenas as manifestações de uma parte da população. Embora não tenhamos todos os dados, por que teríamos razões pra esperar considerações diferentes em um universo maior?

Pra se ter a real dimensão de quão grave são tais colocações sugiro o seguinte exercício. Troque onde se lê ateu por judeu, ou cristão, ou por evangéligo, ou mesmo católico.

Teríamos, no mínimo, alguma representação contra quem falou o impropério.
E sempre é bom lembrar que existe a liberdade de expressão. Essas figuras podem - e devem - expor a sua opinião livremente. Mas não venham me dizer que não existe preconceito contra ateus. Pois isso é subjulgar a minha inteligência.

0 comentários: