BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Constantino da Silva e o Papa

Bastou 24 minutos de reunião para que o Papa Bento XVI conseguisse colocar na cabeça do nosso digníssimo presidente que era de bom alvitre assinar uma concordata que praticamente torna Lei federal o ensino do catolicismo nas escolas públicas brasileiras.

Ufa, frase grande, mas expressa bem a minha indignação. Não consegui ver onde vai vírgula, de repente nem vai, ou se vai que se dane, to brabo.

O Lulla está na contramão do mundo no quesito laicismo. Enquanto a FIFA dá uma mijada na CBF por deixar que seus jogadores-pastores desfilem sua fé nos gramados com aquelas horríveis camisetas "I love Jesus", nosso chefe de estado abre a retaguarda para que a igreja católica adentre nosso país oficialmente. Não lembro de nada parecido desde quando o imperador Constantino resolveu que o Critianismo seria a religião oficial do Império Romano.

Lula é o nosso imperador Constantino. E já que, segundo Bolívia, Equador e Paraguai, o Brasil é imperialista, vai dar tudo certinho.

Fico imaginando o Maracanã daqui a pouco ser transformado numa arena para matar infiéis. Lá estará, nos camarotes, José Sarney (Ave Cesar) ao lado de Edson Lobão, Renan Calheiros e Dilma Rousseff. Os leões serão lançados atrás dos representantes dos ateus e agnósticos do Brasil. Ou qualquer um que tenha a decência de não querer que um ensino religioso seja imposto a seus filhos.

O Lula tem que ter muito cuidado. Pois o Imperador romano Constantino, morto em 335, teria tido a sua lepra curada pelo Papa Silvestre I, o que o deixara muito agradecido. Demais da conta. No século IX apareceram do nada em vários textos cristãos uma suposta doação que Constantino teria feito à Igreja Católica. A doação era nada mais nada menos que o próprio Império Romano. Roma, pra ser mais claro. Aí a pretenção clerical dos católicos passara a ser maior. ELes tinha, então, o caráter de soberanos da Itália central.

Só que mais tarde o renascentista italiano Lorenzo de Valla evidenciou após alguns estudos que havia incongruências gramaticais em tais textos que falavam da doação de Constantino. ELe, inclusive, quase fora queimado como herege ao evidenciar problemas parecidos nos livros dos evangelistas na própria Bíblia. O que vale dizer é que depois disso a igreja Católica freiou a sua ambição de mandar na Europa.

Imagino agora que, uma vez que Bento XVI é responsável por aquela parte da Igreja que queria queimar Lorenzo de Valla, vá aparecer alguma doação para que a educação brasileira seja entregue aos cuidados da santa sé.

Alguém reparou se o dedo do Lula voltou a crescer?

1 comentários:

barbosaedson disse...

esta é a mais pura verdade pois os governos deste pais só pensão em si se agradar a eles mesmo nem ligão para o resto,pois para eles o resto é literalmente resto, só eles é o que importa!