BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cuba é um fracasso

Inclusive na saúde, falo disso logo.

A OEA tinha que continuar cagando e ignorando aquela ilha. Uma ditadura cruel e assassina como a de Cuba deveria ser relegada ao esquecimento (muito mais cruel e muito mais assassina do que os milicos brasileiros jamais pensaram em ser - e olha que eles pensaram em ser bem cruéis e assassinos).

Tenho pena dos cubanos? Claro, mas me pergunto: se o "povo" fez a revolução, pegou em armas em 1959, por que não faz de novo? Porque o país tem execelentes níveis de educação e saúde? Creio que não. Eles não fazem porque o governo é muito mais cruel e assassino do que Fulgêncio batista jamais sonhou em ser e porque vale mais a pena partir para os EUA, mesmo que isso signifique morte por afogamento.

No excelente "Manual do Perfeito Idiota Latino-americano", escrito por três intelectuais liberais latino-americanos (coisa quase contraditória, mas possível) eles fazem uma análise bem interessante sobre os mitos da revolução naquele país. E põem todos abaixo.

Um deles é o da excelente educação. Ora, o que esperar da educação em Cuba senão um modelo "escolinha do EME ESSE TÊ" com um conteúdo ideológico escancarado e sem muito exercício crítico, ou seja, LAVAGEM CEREBRAL?

Já da saúde eles falam coisa muito mais interessante: é um investimento faraônico. INÚTIL. Enquanto Fidel investe em saúde mais do que o necessário, deixa outras áreas a míngua. Cuba tem, propocionalmente, duas vezes mais médicos por pessoa do que a Dinamarca. Você consegue imaginar dinamarqueses pedindo mais médicos? Ou fugindo de balsa para os EUA por causa disso? Cuba tem mais médicos do que precisaria, e ao contrário dos que muitos podem pensar, isso não é bom.

É investimento financeiro e humano exacerbado em uma área, e que podia ser aplicado em coisas como diversificação da agricultura e indústria, já que é SÓ com os EUA que Cuba não pode comercializar. Que eu saiba os EUA não são o único país que vende insumos, máquinas, carros, etc. Mas é natural que capitalistas não queiram investir lá. Qual o ambiente institucional que a ilhota tem para receber novos investimentos? É, talvez o jeito seja socar dinheiro nas escolas de medicina, nas quais vão estudar vários latinos-americanos que mantém a ilusão de mundo perfeito, que só não é uma potência porque os EUA não deixam.

O livro também indica vários outros motivos e verdades sobre o fracasso da ilha. Leitura obrigatória, eu diria. Carlos Alberto Montaner, um dos autores do livro é (PASMEM) jornalista e cubano.

.