BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 30 de junho de 2009

NEOLOGISMOS

Dos meus passatempos preferidos certamente criar neologismos é o mais bala.
Já postei em um Mulatas da edição antiga termos como: muluscas (que depois ficou mais conhecido como 'vergonha alheia') ou esgrúlio (vontade de bater em criança chata quando os pais não fazem nada).

Agora estou numa fase mais profissional e crio expressões.

A mais atual é a "mastigar a própria pleura". Que é usada quando alguém tem que assumir que falou uma coisa errada:

- Puta merda, e o jogo amanhã? A gente ganha?
- Nem falo nada, da última vez eu acabei mastigando a própria pleura.

Outra bem interessante é "botar os peixes a nadar no leite":

- Bah, e a tua filha, hein? De novo com o Marcos?
- Pois é, meu nobre amigo, temo ter que botar os peixes a nadar no leite...

O bom das novas expressões é que não há necessidade alguma de elucidá-las. Algumas falam por si só, outras nem tanto. Esses dias acordei no meio da noite e criei a "enfeitar os legumes":

- Isso é bem do feitio daquela vaca da Vanessa!
- Eu te falei, agora depois disso tudo de nada adianta enfeitar os legumes...

Outra que tenho especial carinho e criei há alguns anos, é "empoeirar o saca-rolhas":

- HAHAHAHAHAHA, que prova fácil!!!!
- Te falei que era só empoeirar o saca rolhas e "flopt" (nesse momento quem fala a expressão segura um punho fechado com a outra mão e abre os braços de maneira muito rápida fazendo a onomatopéia "flopt" com a boca.)

O bom neologista cria provérbios, afinal, se existem, é porque foram criados. E enquanto eu não conheço nenhum criador de provérbios, prefiro ser eu o primeiro a conhecer, a me apresentar e a seguir. Dos provérbios que recentemente criei - pois comecei a criá-los há pouco tempo - cito:

"Quem com ouro abre caminho, pela porta passa até com carinho"
"Uma mulher no quarto vale mais do que dois travestis na grelha"
"Sem urubu na floresta, nada ao norte tira la siesta"

Usem, abusem! Mas não esqueçam de me citar, pois pretendo ser um neologista rico, pois afinal de contas, nem de só de péssimo alvitre corroboram-se as lápides.

0 comentários: